sexta-feira, 18 de junho de 2010

Por que Trabalhar com Artes Manuais na Escola???

A criança atraída por contos de fadas, lendas e histórias, se interessa e quer aprender a criar, elas estão mais próximas do artista, do colecionador, do mágico, reconstroem das ruínas; refazem dos pedaços. A cultura infantil é produção e criação, de seu espaço e tempo.
No refazer, reside o potencial da brincadeira, por isso Benjamim (1984, p.14) em sua obra Reflexões: a criança, o brinquedo, a cultura, critica a pedagogização da infância e faz cada um de nós pensar "é possível trabalhar com crianças sem saber brincar, sem ter nunca brincado?".
A criança em suas tentativas de descobrir e conhecer o mundo, nas suas ações infantis, elas em suas experiências atribuem significados diversos as coisas, fato e artefatos.
Aprendemos com Paulo Freire que educação e pedagogia dizem respeito a formação cultural e o trabalho pedagógico precisa favorecer a experiência com o conhecimento científico e com a cultura sendo a educação, uma prática social que inclui o conhecimento científico, a arte e a vida cotidiana. Neste sentido, o trabalho com artes manuais na escola pode ser um instrumento para valorização da expressão, sentimento e criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário